4 minutos para ler

Através desse conteúdo você irá conhecer como se dá a aplicação de um sistema SCADA para parques eólicos.

Além disso irá descobrir quais os benefícios de utilizar as informações advindas desse sistema e quais são os cuidados que devem ser tomados.

Vamos juntos!

O que é o SCADA?

O termo SCADA vem do inglês Supervisory Control and Data Acquisition, que em português quer dizer Sistema de Controle e Aquisição de Dados.

E como o nome sugere, ele é utilizado para monitorar e atuar sobre as variáveis selecionadas por meio de sensores e atuadores.

Essas variáveis podem ser, por exemplo, a temperatura, pressão atmosférica, velocidade de vento, umidade, etc.

Tendo surgido no contexto da automação industrial, ele veio para auxiliar no controle de máquinas possibilitando que o operador não precisasse ir até o equipamento para realizar alguma ação, podendo fazer isso pelo próprio software.

Sendo assim, ele pode ser aplicado em vários tipos de indústrias ou processos: petroquímicas, sistemas de filtragem com tanques, ou até mesmo no setor eólico.

Qualquer sistema SCADA se torna bastante útil para possibilitar que as empresas continuem competitivas através da análise rápida e enxuta dos dados.

E para isso ser possível, os sistemas geralmente contém: histórico e banco de dados, relatórios, interface gráfica, etc.

Então, a seguir, irei te mostrar como se dá e qual a importância do uso de um sistema SCADA em um parque eólico.

Como se dá o uso de um sistema SCADA para parques eólicos

Como já foi dito anteriormente, através desse sistema é possível não só monitorar, como também controlar variáveis do processo produtivo.

Isso é fundamental para que saibamos como está o funcionamento do sistema e para que tomemos as decisões no tempo certo.

No caso de um gerador eólico, há algumas variáveis que precisam ser constantemente controladas/monitoradas, como: velocidade do rotor, ângulo das pás, energia gerada acumulada, corrente gerada pelo sistema eólico, direção da nacele, entre outras.

E como num parque eólico existem vários aerogeradores, o sistema SCADA se torna bastante útil exatamente por permitir que seja feita a aquisição de dados de equipamentos geograficamente distantes.

Mas, para se fazer isso é necessário uma boa estrutura de redes dentro do parque, para que as informações não sejam perdidas.

Dessa forma, o CLP (Controlador Lógico Programável) presente em cada aerogerador, consegue se comunicar com o software de aquisição de dados através de protocolos de redes industriais.

Contudo, alguns fabricantes possuem seus próprios protocolos, sendo necessário estabelecer que o SCADA consiga se comunicar com todos os equipamentos.

Então, se faz necessário o uso de drivers específicos para que o software consiga enviar e receber informações dos dispositivos.
E dentre os protocolos mais comuns utilizados no mercado, estão o Modbus, DNP3 e o OPC.

E sabendo como é o funcionamento de um sistema SCADA para parques eólicos, é importante também conhecer os benefícios de tal uso.

Benefícios do uso de um sistema supervisório

Já discutimos um pouco sobre a importância de se utilizar um sistema de controle e aquisição de dados.

Tanto pela facilidade de monitoramento e pela disponibilidade dos dados, quanto por possibilitar uma tomada de decisão rápida para problemas que necessitem dessa agilidade.

Mas em um parque eólico, os benefícios não se limitam a isso.

Melhoria na disponibilidade dos aerogeradores

Conseguindo monitorar e controlar os dados em tempo real, é possível planejar períodos em que haverão manutenções preventivas no parque, bem como se antecipar a possíveis problemas ocorridos por alterações climáticas, por exemplo.

E adotando essa estratégia, conseguimos melhorar a disponibilidade dos aerogeradores do parque.

Redução de perdas contratuais

Como esses softwares possuem uma base de dados contendo as informações dos eventos que aconteceram no parque, é possível elaborar relatórios sobre a produção.

E isso serve de garantia para o proprietário do parque em relação ao fabricante dos equipamentos já que se tem detalhes de tudo que aconteceu.

Contudo, é importante também considerar a obtenção de dados que não estejam enviesados pelos interesses do fabricante para se certificar dos resultados dos seus aerogeradores.

Diminuição de multas

Como se sabe, nos contratos de geração de energia se faz necessário atingir um mínimo estabelecido para a produção.

E tendo em tempo real os detalhes da indústria, é possível se prevenir a datas limites contratuais.

Otimização do processo de tomada de decisões

Para se conseguir realizar uma boa gestão se faz necessário acompanhar a produção da sua indústria.

E se isso vir através de uma interface visual, você conseguirá tomar decisões, principalmente para problemas de curto prazo, de forma mais rápida e objetiva.

Também é possível fazer análises envolvendo períodos mais longos mas esse não é um ponto tão forte de um SCADA justamente pelo nível de detalhamento e robustez necessária.

Fonecimento de dados

Outro grande diferencial de um sistema supervisório é que ele consegue disponibilizar os dados para softwares de terceiros.

Nisso, surgem empresas, como é o caso da Windbox, que utilizam esses dados para entregar valor pro cliente na forma de sistemas mais robustos fornecendo informações mais detalhadas, predições, overviews do complexo, etc.

Cuidados a se tomar na hora de escolher um sistema SCADA para parques eólicos

Os benefícios são vários, mas também é importante analisar alguns aspectos antes de escolher qual software você irá utilizar.

Como falamos da comunicação entre os equipamentos, o primeiro passo é se certificar de que, caso o sistema adquirido seja diferente do que é fornecido pelo fabricante, ele consiga se comunicar com os equipamentos através dos protocolos definidos por ele.

Além disso, é importante também saber se ele consegue ser escalável para todo o parque, já que é imprescindível que todos os equipamentos sejam monitorados.

E quando se fala em ser escalável, significa que é preciso ter indicadores globais do parque/complexo eólico e uma base de dados que possibilite fazer uma análise detalhada em grandes períodos de tempo sobre a produção decorrida.

Outro ponto a ser observado, é se os painéis que o sistema possui são úteis para o que você, enquanto gestor, deseja analisar.

Isso porque o software pode ser muito bonito e cheio de funcionalidades, mas se as informações que ele exibe não são as que você precisa, para o momento em que a sua indústria está, você não conseguirá usar todo o potencial de um sistema supervisório.

A agilidade em filtrar os dados e de obter o que você precisa é fundamental para o êxito e desenvolvimento do parque.

E por último, vale a pena também vislumbrar o desenvolvimento ao longo dos anos para saber se o software contratado irá conseguir integrar novas tecnologias.

Caso tudo esteja nos conformes, é hora de monitorar a produção para alcançar os melhores resultados!

Conclusão

Já sabia o que era um sistema SCADA?

Através desse conteúdo, entendemos o que é e como esse software pode ser utilizado nos parques eólicos.

Conhecemos também os benefícios de se monitorar constantemente as variáveis do nosso processo produtivo e no que devemos se atentar ao utilizar isso.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, pode entrar em contato comigo pelo email [email protected] que ficarei feliz em te ajudar.

E confere nosso blog que tá cheio de conteúdo legal relacionado ao mercado de energia eólica.

Até logo!